sexta-feira, junho 20, 2008

Sobre a imigração

Adorei a nota do Itamaraty lamentando a "nova lei de imigração européia", que prevê a detenção por até 18 meses dos imigrantes ilegais. Ela lembra que o Brasil "deu acolhida a milhões de imigrantes e descendentes" e acrescenta que a lei contribui "para criar uma percepção negativa da migração e vai no sentido contrário ao de uma desejada redução de entraves à livre circulação de pessoas e de um mais amplo e pleno convívio entre os povos". Tenho a impressão que todos os países da América Latina responderam de forma semelhante.

Sabe que eu nunca tinha parado pra pensar nisso? Achava que a imigração era um problema para alguns países, e que portanto deveria ser controlada firmemente...

Essa resposta me fez repensar algumas idéias conservadoras demais que eu nem sabia que tinha... Nunca é tarde pra aprender a ser mais tolerante, concordam?

3 comentários:

Moriah disse...

Os estrangeiros sempre foram maltratados na história da humanidade. Na antiguidade, eram os tais "escravos". Hoje em dia, não estão em situação muito diferente. Nem no primeiro mundo, nem aqui no Brasil que, dentro todos os países do mundo, deve ser o mais tolerante e hospitaleiro com os estrangeiros. Mesmo assim, os chineses e bolivianos são submetidos à escravidão aqui.

[paula poc] disse...

Vero...

Petrus disse...

Somente em São Paulo, são mais de 60 mil imigrantes bolivianos ilegais! Só que os filhos desses bolivianos são brasileiros e têm direitos como qualquer outro brasileiro! E aí?
Procurem na internet um artigo chamado "Bolivianos em São Paulo: entre o sonho e a realidade". Vale à pena a leitura!
:)))