segunda-feira, agosto 31, 2009

Jala Neti

Umas duas semanas atrás eu, de repente, entrei na paranóia da gripe suína. Acho que foi quando uma moça que estava sentada atrás de mim no ônibus começou a espirrar repetidamente e eu me toquei do perigo que aquilo representava. Eu nem disfarcei muito, mudei de lugar no ônibus e abri a janela. Detesto ficar gripada.

Desde então, eu lavo a minha mão váárias vezes por dia, não encosto em nada no metrô, uso uma toalha de papel pra abrir a maçaneta do banheiro do trabalho, evito ir no shopping e no cinema... ou seja, paranóia total.

Qual não foi a minha surpresa ao acordar ontem de manhã, quando eu quase desmaiei ao me levantar rápido demais, minha cabeça pesando mais do que o meu corpo inteiro, nariz entupido, dor de garganta... nenhuma febre. Estou gripada! Mas pelo menos é de gripe humana mesmo.

Dá até tristeza pensar quantas coisas eu deixei de fazer ontem, não vou falar sobre isso.

Logo que eu acordei sem conseguir respirar pelo nariz, veio a grande questão: se eu não posso assoar o nariz, o que eu faço então??? Lembrei dos comentários da minha prima no facebook, procurei meu 'neti pot', encontrei esse video no youtube, e mandei ver. Eu comprei esse objeto esquisito há uns 8 anos quando eu praticava yoga, e a ideia era usar diariamente. Não gostei o suficiente pra usar todos os dias, mas agora que eu experimentei durante uma gripe, eu recomendo.

11 comentários:

Kodi disse...

Pô, muito legal esse neti pot. Não para usar todo dia, mas parece ser uma mão na roda para resfriado. Vi um carinha usando um bule então fica a pergunta: só água quente já dá resultado? Nem bule tenho aqui então teria que bolar outra gambiarra de novo. xD~
Obrigado pela dica, Beta.

fernanda disse...

meio esquisito, mas deve ser bom!

Ariel Shem Tov disse...

Melhoras, Beta! Vc não quis aparecer online no gtalk por conta da gripe?

coma alho cru (eu engulo direto como se fosse pílula), tome suco de limão de manhã em jejum (sem açúcar, óbvio), o velho e bom gargarejo com Listerine (se a garganta estiver inflamada ou inflamando) e use o bulezinho!!! Claro!

Eu utilizava uma seringa com soro fisiológico. Foi uma médica que me indicou logo que eu mudei para Sampa. Eu nunca tive a menor tendência para rinites e sinusites, mas quando mudei pra cá, fiquei com sinusite!! Me curei lavando com essa seringa.

El na raf na la!

The Ultimate Nerd disse...

:-o

Que agonia. Mas se vc recomenda, deve ser bom.

Nautilus disse...

A sensação deve ser estranha! Mas parece ser melhor que usar Afrim e outras bombas.
Bye,
http://twitter.com/alexnautilus

Ariel Shem Tov disse...

É muito bom, gente! Recomendo, também!

Beta disse...

Obrigada Flo, já estou melhor!

Pessoal, é estranho mesmo, mas não dói nada, não faz mal nenhum, e ajuda muito a respirar.

Fernanda, se quiser experimentar pra sua rinite, pode pegar o meu potinho.

Beta disse...

Kodi, a seringa da Flo poder ser uma boa, nao?

The Ultimate Nerd disse...

Perguntas abertas:

Convém usar um pouquinho de sal, pra não ter problemas de osmose, ou então, usar o soro fisiológico?

O olfato não corre o risco de ser prejudicado? Sei lá, pra mim aquelas células são tão sensíveis quanto um sensor de máquina fotográfica digital... basta ver a agonia quando a gente inspira algum líquido involuntariamente...

Beta disse...

Bruno, tem que usar sal sim. O video fala a quantidade de sal: uma 'heaping quarter teaspoon' pro potinho de neti.

Claro que eu nao sei se isso afeta o olfato, mas uma coisa eu garanto, não dá essa agonia de quando a gente inspira algum líquido porque você respira pela boca durante esse procedimento...

Ariel Shem Tov disse...

É, certamente é melhor do qualquer outra prática que a gente faz com o nariz... hahahahahahaha!

Eu usava soro fisiológico.