quinta-feira, setembro 01, 2005

Boa TARDE!

Tem coisa mais gostosa do que desejar bom dia de verdade pra um estranho? (Tá, eu sei que tem, desculpem o exagero! Ah, eu também sei que a Juliana não gosta. Tudo bem...) Bom, eu não sou exatamente um pote de sorrisos ou de alegria no trabalho. Dizem que eu sou muito séria, curta e grossa (eu nego!), e que não dou muita bola pro pessoal de lá (o que é verdade). Mas apesar disso, eu sou daquelas pessoas que chega falando com todo mundo e desejando bom dia, boa tarde... Pergunto se está tudo bem. Escuto a resposta... e vou embora dando boa noite, bom final de semana, essas coisas. Inclusive no elevador, pra pessoas que eu não conheço. Eu diria que 30% das pessoas responde, um índice baixíssimo.

Tem dias em que eu estou com tão bom humor, que eu saio dando bom dia pras pessoas na rua. Agora mesmo, chegando em casa, desejei boa noite pro guardador de carros do restaurante da esquina - uma pessoa que eu vejo todos os dias - e acho que não tive uma resposta. Tudo bem, não acabou com o meu bom humor :)

Hoje no final da tarde, eu tive uma resposta. 7 da TARDE, saindo do trabalho, fui tomar um chá na Colher de Pau do CCBB com a minha irmã, e ver uma exposição. Programa ótimo, né? Feliz da vida, chegando lá eu desejei "Boa tarde!" pro segurança, que respondeu "Boa NOITE!" com um tom de correção. Só pra ser do contra. Então eu estou escrevendo isso aqui pra a gente combinar duas coisinhas:

1) a noite só começa às 8 horas, e

2) você pode desejar "Bom dia!" a qualquer hora do dia. Isso inclui a tarde e, pros mais ousados, até a noite.

Combinado?

33 comentários:

Anônimo disse...

A noite não começa às 8. Começa as 18. Né não?

Anônimo disse...

adoro esse tipo de interação simpática com as pessoas. é gratificante. apesar do baixo nível de resposta positiva.

e dou bom dia pras pessoas o dia inteiro, a tarde inteira, a noite inteira. quando encontro a pessoa, dou bom dia.

[paula poc] disse...

Eu sempre dei bom dia pra todo mundo até a hora de ir dormir, quando eu dou boa noite. Mas o índice de correções (como a do container aí em cima) era tão grande que pra consumo externo eu agora uso os tradicionais "Bom dia" "Boa tarde" "Boa noite" só pra não correr o risco de ser corrigida e ficar d saco cheio ou ter q dar uma explicação! Então, Beta, BOM DIA pra vc tb!!!

Anônimo disse...

bom dia???!!! já são 12:03, já é boa tarde!!!

uns dois anos atrás, trabalhando com o Dudu Hue, íamos contratar uma secretária, e só combinamos que ela não poderia dizer alguns clichês que devem aprender em algum curso de português para secretárias e telefonistas. eram eles: 'ele não se encontra', 'quem deseja', e o escreito acima. tentei, tentei, e ela acabou usando TODOS, às vezes até em menos de 30 segundos.

detesto essa correção, mas continuo não dizendo boa terde quase nunca.

Anônimo disse...

eita, cheio de erros ortográficos acima... foi mal.

o conceito espanhol que mais me agradou, e que desagradava a todos os meus amigos latinoamericanos era o exatamente de tarde. adoro e ainda uso, e exatamente como a roberta falou, tarde para eles é até as 8 horas. no verão, chegam a dizer 9 da tarde, mas aí já fica difícil pra mim, apesar de gostar da idéia...

Anônimo disse...

eu não gosto de dizer "tchau" ou "até amanhã" normalmente eu sempre desejo "feliz natal" "ou "boa pascoa" o ano inteiro. E eu adoro a reação das pessoas. A maioria sorri pra mim depois de escutar esta insólita despedida, não importa quão cheio de rancor a pessoa esteja naquele momento. Quando chega o natal eu não desejo "feliz natal" e o mesmo acontece quando na páscoa.

quanto ao "bom dia" o legal é sempre dizer algo diferente a cada encontro diurno. Quando eu chego atrasado no trabalho eu normalmente digo "boa noite". Mas esse habito eu não criei, só incorporei.

Anônimo disse...

aí berna, incorpora mazal tov, shana tova e chag sameach! (mazál tóv / shaná tová / rrag samêarr)
:)

Beta disse...

No meu trabalho, existe o hábito de se despedir com "Até segunda!" ou "Bom Carnaval!" qualquer dia da semana ou do ano! E, saindo pro almoço, o tradicional "até amanhã!" pra confundir a cabeça das secretárias :)

Beta disse...

Poxa 7 da noite? Que conceito estranho... Pra mim esse horário é final da tarde. Senão que horas seria o final da tarde? 5 horas? 5 horas é bem de tarde pra ser o final da tarde!

Anônimo disse...

quem disse 7?

"Bom carnaval" é uma boa, vou incorporar, estou me sentido um BORG. "You will be assimilated. Resistance is futile."

e o que quer dizer " shana tova e chag sameach!" ?

Anônimo disse...

shanatova é o que se diz no ano novo judaico, acho que quer dizer um ano doce, ou alguma coisa assim (a carol te responde precisamente depois), e chag sameach é o que se diz na páscoa, mas não sei o que quer dizer. já soube, mas esqueci.

Anônimo disse...

beta,
adorei as artimanhas para confundir secretárias do pessoal do seu trabalho! "bom carnaval" é muito bom!

eu tenho um amigo que usava de vez em quando a saudação árabe, com gestual e tudo. era engraçado ver a reação das pessoas.

Anônimo disse...

Fernanda,
As traducoes literais de shana tovah e chag sameach sao:
Shana Tovah=Bom Ano
Chag Sameach=Feliz Festa

Anônimo disse...

Roberta, acho que você tem muita razão! A minha teoria é: se o dia tem 24 horas, toda hora é hora pra se desejar bom dia!
Eu entrei numa de dar bom dia pra todo mundo na rua também. Principalmente motorista e trocador de ônibus, mas poucos são os que respondem...

Anônimo disse...

Boker Tov!

(Eu tive uma discussao otima com o Shamai sobre Borgs e a Era do Mashiach.)

Anônimo disse...

Anonymous eh Cyberflo. O computador daqui do estudio eh louco e nao deixa logar no blogger.

Anônimo disse...

Po, Roberta, nao e que eu nao goste de desejar bom dia. As suas amigas vao achar que eu so a maior antipatica. Eu dou bom dia pro porteiro, pro motorista do onibus, pra pessoas no elevador, etc. Eu so nao acho necessario desejar bom dia pra todo mundo que eu passo na rua...ou que eu passo quando estamos hiking! Por exemplo, quando eu e o Ethan fomos correr hoje de manha a trilha onde a gente corre estava cheia. Se isso fosse no Colorado eu teria passado 4 milhas dizendo bom dia! Mas eu tenho sorte de morar no east coast, onde eu posso correr sem ter que ser simpatica com todo mundo que passa pela frente :)

Anônimo disse...

esse negócio de traduzir errado não foi invenção minha, não. alguma tia é que deve ter me traduzido assim. e juliana, trilha não é pista de corrida, e em trilha as pessoas se cumprimentam :)
aqui também, imagina num domingo sair dando bom dia pra todo mundo andando na praia...

Beta disse...

Ju, pode deixar que ninguém vai te achar antipática não. Eu não deixo :)

Aproveitando o tópico, quando é o Rosh HaShaná?

Anônimo disse...

vixi apareceu uma carol nova na parada. Eu sei que tem tipo um bizilhão de carols neste blog, nem consigo acompanhar quem é quem. :-S

Shamai? Boker Tov?

AAAAAHHHHHHHHH!!!!!!!!! this parachute is a Rucksack! AAAAAHHHHH!!!!!!!!

sobre o lance do bom dia, eu nem digo bom dia para estranhos, mas sempre agradeço após breves interações (?) sociais.

Anônimo disse...

cara, pelo amor de deus! toda vez que a carol scucato aparece (e ela SEMPRE escreve o mesmo nome) alguém tem que ficar surpreso com isso! ela é a mesma, e está sempre aí, ok? aliás, desde que a carolina disse que não gosta de ser chamada de carol, pode-se entender que carol é só uma mesmo, que é essa, scucato, minha amiga.

Anônimo disse...

desculpa se não fui simpática no comentário acima.

entrei aqui pra dizer que estava chegando de são paulo, na rodoviária, às 1:30 am, e, cruzando a passarela pra ir pro embarque onde o zé ia me buscar, um senhor passou por mim e disse 'bom dia' com uma voz muito simpática!!!
tentei responder, acho até que saiu algum som parecido com bom dia da minha boca, mas só mesmo porque era um senhor simpático, porque BOM DIA à 1:30 foi demais! agora até entendo o senhorzinho, de repente ele já tinha dormido, assim como eu, mas na hora achei estranhíssimo, me senti quase invadida, e entendi toda a raiva dos bons dias nas trilhas...

Anônimo disse...

ih nem me incomodo com isso, fernanda, mas a paula certa vez pediu dedos emprestados para contar as "carols".

Anônimo disse...

rosh hashaná é dia 3 de outubro, segunda-feira. ainda não está vendendo convite. ainda não sei o preço.

Anônimo disse...

valeu Fernanda!!!

Anônimo disse...

boa tarde, em brasilia, 21:50. Gostaria de solicitar à proprietária deste blogue que, se possível fosse, mantivesse o fluxo de publicação de histórias divertidas e interessantes e, naturalmente, ajudasse as amigas de blogue do HAAL e de blogues aqui "top blog friends" listados (nem vem dizer que é a HAAL, antes de ser "a HAAL" é o blogue HAAL!) a atualizar as suas publicações.

Grato.
Berna Bauer,
seu visitante.

[paula poc] disse...

cara, estams f... mesmo. A H.A.A.L. tem que ser atualizada urgentemente. Assim como o TOP#.

Beta disse...

Estamos mal! Precisamos fazer uma sessão de desbloqueio mental pra voltarmos a escrever!

Anônimo disse...

basta conversar com HD... é melhor do que suco de ameixa! :-D

[paula poc] disse...

cara, eu preciso fazer um post sobre a palestra do HD. foi muito surreal.

Anônimo disse...

ah faz!!! to louco para ver um post seu sobre o HD.

Anônimo disse...

Shanah Tovah! Ano novo...que tal um post novo?

Anônimo disse...

Shanah Tovah! post novo!