sábado, agosto 06, 2005

O Casamento

Voltando láaaa pro meio da minha viagem, onde eu parei de escrever no meu blog... esse casamento quaker-judaico definitivamente mereceu um post =)

Meu primo Flavio, judeu, brasileiro-americano, casou com a Jess, quaker, americana, familia morando em Boulder-Colorado. E o mais legal é que o casamento conseguiu ser quaker E judaico!

A parte quaker: Algum de voces deve lembrar de Antes do Amanhecer (ou Antes do Por do Sol), que num certo momento o Ethan Hawke fala de um casamento Quaker! É exatamente o que ele falou, e é lindo! Vou descrever o deles!
Parece que nas cerimonias quaker em geral não tem um pastor nem nada assim. As pessoas sentam em circulo, e ficam em uma "contemplação silenciosa", que é interrompida de tempos em tempos por qualquer pessoa que se sinta movida por Deus a falar. No casamento, os noivos sentam durante um tempo (40 minutos, no caso do Flavio e da Jess) olhando um para o outro, e eles próprios se casam. Não tem um pastor, e os convidados são testemunhas do casamento. Durante aquele tempo, qualquer pessoa que se sinta inspirada deve levantar e falar. E as pessoas falam coisas lindas! Dava pra perceber como todos desejavam muito bem ao casal! Teve até uma senhora que puxou uma música =) Eu falei alguma coisa, depois de uns cinco minutos tentando controlar a minha taquicardia. Não consegui falar muito, porque fiquei nervosa e esqueci da metade do que eu queria falar... Mas foi legal participar.
Muito, muito, muito emocionante! Eu sinceramente gostaria de ter um casamento desses!

Vamos agora ao casamento judaico! Pelo o que eu entendi, ele tem umas três partes: 1)as sete bençãos, que foram feitas por amigos e família (inclusive eu e a Fernanda!) 2)uma promessa entre os noivos, e 3)um contrato chamado Ketubá. Também não precisa de rabino, porque as cerimônias judaicas são legítimas se tiverem um miniam (10 judeus), e lá certamente tinha. O contrato que eles leram lá me pareceu bem diferente do que eu já tinha ouvido, mas pra melhor. Ah, eles tavam numa chupá o tempo inteiro.
Teve tudo o que manda a tradição: quebra do copo, Hava Naguila, dança de roda, levantaram os noivos na cadeira... Um casamento judaico nunca ia ser completo sem isso ;)

Eu já sei que alguns de vocês foram lá ler o blog da Leslie... então já souberam da 1a dança! Quando os noivos chegaram da pista, começaram uma dança lenta e pouco tempo depois o som começou a falhar... eles ficaram se olhando surpresos, olharam pro DJ com cara de "o que tá acontecendo?", até que começou a tocar um rock antigo, ou um swing e os dois começaram a dançar loucamente! Não é fofo! Eles dançam super bem!

Bom, só faltou falar do lugar, no meio das montanhas rochosas, com uma vista linda de morrer e salão com cara de Alpes Suíços. Perfeito. Nós dançamos até o final da festa (infelizmente, terminou um pouco cedo), e eu ouvi americanos falando que iam convidar sempre uns brasileiros pra animar as festas!

Aqui eu aproveito pra fazer um coro com a minha tia Lu: pena que todos os meus primos dos Estados Unidos já estejam casados! Com certeza vale a viagem!

[Em breve: um pouco de São Francisco!]

26 comentários:

Anônimo disse...

Roberta,

Se voce esta procurando uma desculpa pra viajar de novo, vem pra minha festa de formatura quando eu terminar o doutorado em maio!

Sobre o casamento Quaker, e claro que eu chorei o tempo todo, principalmente quando a Roberta se levantou pra falar! Eu sempre choro tambem quando eu vejo a parte do video do meu casamento onde a Fernanda fala. Nao sei porque voces duas tem esse efeito...

Ah, e a Ketubah deles e o que se chama "egalitarian Ketubah." A minha e assim tambem. Basicamente, e um contrato que nao e machista como a Ketubah ortodoxa.

Carolina disse...

cara, que lindo o casamento quaker! todo ele. as pessoas que falam se ficam inspiradas, os noivos que ficam se olhando e se casam a si próprios! lindo lindo lindo demais!!

Anônimo disse...

o casamento foi todo lindo, mas também adorei especialmente a parte quaker, muito interessante. e adorei também o 'contrato de casamento' quaker, em que todos que presenciaram assinam como testemunhas dizendo que apóiam o casamento daquelas duas pessoas, e já basta.
bom, foi ótimo. sobre ir de novo, impossível infelizmente, não tão cedo. por isso estou na campanha pra vocês virem visitar.

Anônimo disse...

Ju, até que ia ser bom, mas eu não tenho férias em maio do ano que vem... Devo ter em abril, mas não dá pra passar pra maio por causa das regras brasileiras de férias (o meu "ano" termina em 5 de maio, que foi quando eu entrei pra Transpetro)

Beta disse...

Sabe uma das coisas que eu mais gostei, das pessoas que falaram no casamento quaker? Um cara levantou e disse mais ou menos isso: "Eu só queria lembrar a todos que essas são duas pessoas dedicadas a ajudar os outros. Que é isso o que eles fazem, por profissão." (Eles fazem "Social Service" ou algo assim) Não é uma graça?

Anônimo disse...

Eu achei isso legal tambem, mas eu achei engracado porque apesar dos dois terem feito mestrado em social work, nenhum dos dois trabalham como social worker! Mesmo assim, eles sem duvida sao pessoas preocupadas em ajudar os outros.

Anônimo disse...

MAZELTOV!

Carolina disse...

mazal tov!

Anônimo disse...

Ja soube que voces levaram o Flavio e a Jess no Porcao hoje. Que inveja!!! Espero que voces tenham comido muito por mim...e que tenham comida a torta de brigadeiro de sobremesa!!! E Fernanda, boa idea ter ido no Corcovado *antes* do Porcao :)

Anônimo disse...

"doh!" (c) Homer Simpson.
sorry about the misspelling.

Moriah disse...

Cadê vc?? Sentimos sua falta hj! Bjs!

Carolina disse...

o primo que casou esta ai, neh

Carolina disse...

o primo que casou esta ai, neh

Anônimo disse...

bernardo, muita gente escreve mazel tov mesmo, você não errou não (acho eu, que sempre escrevi mazel tov), só errou por terposto junto.

Anônimo disse...

juliana, foi ótimo. o caminho pro corcovado pareceu muito mais rápido. e depois a gente foi em santa teresa, que foi legal também, eles conheceram um pouquinho.

Beta disse...

Foi ótimo mesmo! Mesmo sem comer carne, eu comi demais... Juliana, foi mas! Eu não comi por você porque eu só comi peixe, e você não gosta...

Beta disse...

Flo, eu ia no Shabat, até comprei uma caixinha de 3 nhá bentas de maracujá pra a gente dar pro Raziel, mas não tava me sentindo bem... (muito provavelmente por causa do almoço no Porcão, apesar de na hora eu realmente achar que não tava comendo demais...)

Anônimo disse...

ah que bom! ia google antes de escrever, mas acabei ficando com preguiça... Bele... btw, achei que a nha benta de maracuja ia ser ruim, mas é muito bom! Quem ainda não comeu, trate de arrumar um tempinho ou uma dieta para depois meter o pé na jaca, digo, na nha benta.

Moriah disse...

Caraca, que o Raziel não te ouça! (Na verdade, hj eu quase te pedi para vc comprar as 3 caixinhas! Caramba!!)

Ele chegou na sinagoga querendo tanto a tal da Nhá Benta (provavelmente inspirado pelo jejum) que acabou todo mundo falando involuntariamente de nhá benta de maracujá! Acesso direto a Kether!!

Beta disse...

Não me ouça por quê? Pode ouvir!

Eu ia pedir pra Carol uns adesivinhos de meninas super poderosas, pra a gente "assinar" o presente, mas não encontrei com ela...

Moriah disse...

Dgoga!

Carolina disse...

florencia passa mal. foi na aula que ele falou, a beta tambem estava. ele ganhou as nha benta ontem, de "três fãs cibernéticas".

Moriah disse...

Pô, como eu não estava presente nessa parada?? :((
Pelo menos ele ganhou o merecido presente!

Anônimo disse...

você estava, ué.
ele recebeu o presente em seu nome. não foi nem a gente que entregou, foi o Shamai.

Anônimo disse...

acho que tá na hora de colocar outro post! aliás já passou.

Moriah disse...

O post é realmente ótimo! :P
Cadê o de San Francisco?